Agência de Notícias

COVID-19: QUAIS CUIDADOS COM ARMAZENAMENTO E REJEITO DOS RESÍDUOS CONTAMINADOS

27/04/2020 16:27 - atualizado em 27/04/2020 16:47

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar por E-mail Imprimir

COVID-19: QUAIS CUIDADOS COM ARMAZENAMENTO E REJEITO DOS RESÍDUOS CONTAMINADOS

Com a pandemia causada pelo COVID-19 é indispensável que as empresas adotem determinados cuidados com o armazenamento e descarte dos resíduos. Os resíduos contaminados ou com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus necessitam ser alocados em sacos resistentes e descartáveis devidamente fechados. E devem ser depositados em contentores de resíduos. Essas medidas controlam os fatores de risco para prevenir a disseminação da doença e a redução de risco de contaminação e contágio do COVID-19.

RESÍDUOS CONTAMINADOS COM COVID-19

Para combater a proliferação da doença a Organização Mundial de Saúde sugere medidas como higienização das mãos com sabão e álcool gel, o uso de lenço de papel para limpar secreções, além de evitar o contato com as pessoas. Com isso, haverá um aumento significativo de descarte de papel toalha e embalagens, além do consumo exacerbado de água.

Por isso a importância em se realizar a gestão de resíduos adequadamente para evitar a transmissão pelo contato com resíduos contaminados.

O tempo de permanência do coronavírus em resíduos, conforme divulgação da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, é:

 

Resíduos plásticos: 5 dias

Resíduos de papel: 4 a 5 dias

Resíduos de vidro: 4 dias

Alumínio: 2 a 8 horas

Aço: 48 horas

Madeira: 4 dias

Luvas cirúrgicas: 8 horas

É importante que os resíduos sejam acondicionados e destinados de maneira segura e ambientalmente correta para evitar os impactos ambientais. Para isso, deve haver uma gestão de resíduos adequada.

Os resíduos contaminados com coronavírus devem ser classificados segundo a RDC 222/2018 e Resolução CONAMA 358 como resíduos de serviços de saúde do Grupo A (sub grupo A1), IN 13 Ibama no 180102, ABNT 12808, risco biológico, resíduos com presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.


Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar por E-mail Imprimir

OUTRAS NOTÍCIAS