PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE CPAC E MUNICÍPIO DE N. SRA. DAS DORES

25/10/2023 12:41 - atualizado em 25/10/2023 12:41

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE CPAC E MUNICÍPIO DE N. SRA. DAS DORES

Na última segunda-feira, 16, o Consórcio do Agreste, através do seu superintendente Evanilson Santana e da consultora Vera Cardoso, esteve reunido com o município de Nossa Senhora das Dores.

Durante a manhã houve uma reunião com secretários municipais e representantes de diversas pastas, com o objetivo principal de planejar a implantação da coleta seletiva de materiais no município. Foram discutidos pontos como data para início da coleta, dias específicos para a realização, logística a ser utilizada, estratégias para sensibilizar a população, entre outros.

Nesse momento também foi discutido a paralisação iminente das atividades de descarte de resíduos no lixão do município, conforme prevê o “Pacto” assinado entre o município e o MP/SE, MP/TCE e MPT, sendo necessária a destinação correta dos resíduos para o aterro sanitário.
No período da tarde, o encontro foi com os catadores e catadoras da CORD – Cooperativa de Reciclagem de Nossa Senhora das Dores, no galpão de triagem que está prestes a ser inaugurado. Esse momento foi de planejamento e alinhamento de informações com os catadores, quanto ao fechamento do lixão do município e a necessidade, mais do que nunca, para o início da coleta seletiva porta a porta.

Também foram entregues à cooperativa alguns equipamentos e mobiliários doados pela ONG Cultivar, que serão indispensáveis para a realização da coleta, triagem e funcionamento da central, tais como carrinhos de coleta, mesas, cadeiras, entre outros.

Seguimos firmes com o objetivo de auxiliar os municípios consorciados a destinarem corretamente os seus resíduos sólidos urbanos - RSU, bem como implantar e intensificar a coleta seletiva de materiais.