Agência de Notícias

SEMAC E CONSÓRCIOS PÚBLICOS DISCUTEM A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM SERGIPE

SEMAC E CONSÓRCIOS PÚBLICOS DISCUTEM A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM SERGIPE

06/09/2023 09:38 - atualizado em 06/09/2023 09:38

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar por E-mail Imprimir

SEMAC E CONSÓRCIOS PÚBLICOS DISCUTEM A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM SERGIPE

Nesta terça-feira, 5, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) se reuniu com os superintendentes dos quatro consórcios públicos de saneamento básico e resíduos sólidos de Sergipe.

Um dos objetivos do encontro foi tratar sobre a criação de novos projetos que atendam às associações, cooperativas e catadores, oferta de cursos de capacitação profissional, fortalecimento e atualização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, captação de parcerias no âmbito da assistência social, trabalho e empreendedorismo, entre outros encaminhamentos.

O momento também foi importante para que os Consórcios pudessem levar as demandas de cada território e traçar metas possíveis, juntamente com o Governo do Estado.

O superintendente do CPAC, Evanilson Santana, destacou que o fortalecimento da cooperação com o Estado vai possibilitar avanços significativos para os consórcios. “A partir dessa reunião, eu acredito que o Estado vai dar uma atenção maior aos consórcios e aos municípios no que diz respeito à gestão dos resíduos e à política como um todo dos resíduos sólidos. Então é muito importante esse diálogo. E a gente espera que se possa avançar muito mais com essa parceria”, finalizou.

Com a missão de erradicar os lixões, dando a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos (resíduos sólidos), dos municípios consorciados, os consórcios públicos tratam das questões dos resíduos sólidos e saneamento básico, instrumentalizando os municípios para melhorias ambientais e também sociais, considerando as ações da coleta seletiva e de formação de recicladores, transformando resíduos sólidos em trabalho para pessoas que hoje sobrevivem dos lixões, implementando ações coletivas a partir de cada prefeitura, que é a responsável constitucionalmente pela coleta, transporte e destino final dos resíduos sólidos. Ao todo, Sergipe conta com aproximadamente 30 cooperativas formalizadas em todos os territórios, somando mais de mil catadores credenciados.


Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar por E-mail Imprimir

OUTRAS NOTÍCIAS