CPAC e Prefeitura de São Miguel do Aleixo mobilizam Catadores de Recicláveis

21/09/2021 10:01 - atualizado em 21/09/2021 10:01

CPAC e Prefeitura de São Miguel do Aleixo mobilizam Catadores de Recicláveis

Na última quarta-feira, dia 15/09, o CPAC, através da Conpetsan, juntamente com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Aleixo, realizou a primeira reunião para mobilização dos catadores de materiais recicláveis do município, no sentido de promover a formalização de uma cooperativa com os mesmos.
Esse primeiro encontro teve como objetivo conhecer a realidade de cada um e sensibilizá-los da necessidade e da importância do cooperativismo. Foi um momento de extrema importância, onde foi sentido o interesse da gestão municipal em solucionar a situação dos catadores do município, bem como visando cumprir o que preconiza a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e o Novo Marco de Saneamento Básico.
O próximo passo agora é realizar o cadastro social de todos os catadores e catadoras e, posteriormente organizá-los de forma que eles possam compor a mesa diretora da cooperativa, além de elaborarem o seu plano de negócios. O Consórcio do Agreste, juntamente com a gestão municipal, irá viabilizar, através do seu setor contábil e jurídico, o registro para a regularização da cooperativa, com a maior brevidade possível.
O CPAC sabe da importância que esses agentes têm dentro da gestão dos resíduos sólidos urbanos e da necessidade que eles têm de se organizarem em cooperativas, na busca por melhores condições de trabalho e de renda.