MPT visita cooperativas da região Agreste com potencial para receber investimentos

18/08/2021 10:23 - atualizado em 18/08/2021 10:23

No dia de ontem (16), o Procurador Emerson Albuquerque Resende, do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, acompanhado do superintendente do CPAC, Evanilson Santana, realizou visita técnica às instalações das cooperativas de catadores de materiais recicláveis dos municípios de Divina Pastora e Campo do Brito.
A visita teve como objetivo reconhecer potencialidades das cooperativas, para uma possível destinação de recursos oriundos de reversão de multas trabalhistas, com os quais será possível adquirir equipamentos para auxiliar na coleta e triagem de materiais recicláveis.
No município de Divina Pastora foram avaliadas as condições do imóvel aonde funciona a cooperativa, prédio este alugado e pago com recursos do Consórcio. Ficou detectada a necessidade de um espaço maior, que possa receber os equipamentos necessários ao trabalho. O Consórcio se comprometeu a construir um galpão dentro dos padrões exigidos, desde que o município disponha de área para tal. Ficou definido também, com os representantes do município, o agendamento de uma audiência com a prefeita para tratar desse assunto.
Estavam presentes o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Bruno Sá, o auxiliar chefe de gabinete Fabiano Cardoso, a presidente da cooperativa Ana Karla Conceição, além de outras cooperadas.
Já no município de Campo do Brito, o Procurador pôde observar o avançado serviço de reforma do galpão aonde irá funcionar a triagem dos materiais. Mesmo com a obra em andamento, foi possível perceber que o espaço é suficiente para receber os equipamentos e garantir o bom andamento dos trabalhos. O referido prédio foi doado ao Consórcio pelo município e este está realizando a reforma e adequações.
O secretário adjunto de meio ambiente Daniel Tavares, se comprometeu em passar as informações para o prefeito e a procuradoria municipal, com o objetivo de avaliar as condições para assinatura de termo de cooperação entre município, MPT e Consórcio. Ainda estavam presentes na visita o Diretor Operacional do CPAC, Leandro Roque e a presidente da cooperativa, Bruna Alves.
É o CPAC buscando parcerias para proporcionar melhores condições de trabalho para os catadores, bem como auxiliar os municípios consorciados a realizarem o processo de coleta seletiva de materiais.

#gestaoconsorciada #coletaseletiva