CPAC e Prefeitura de Frei Paulo auxiliam na formalização de cooperativa de catadores do município

13/08/2021 10:27 - atualizado em 13/08/2021 10:27

O Consórcio Público do Agreste e a Prefeitura Municipal de Frei Paulo realizaram, na última sexta-feira (06), uma reunião virtual, que teve como tema principal traçar estratégias, em conjunto, para formalizar a cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município.
O município já possui alguns catadores (as) que realizam o trabalho de coleta de materiais de maneira informal. A idéia é incluir esses catadores e mais alguns que desempenham suas atividades no lixão, para que juntos possam formar uma cooperativa de catadores
Todo o processo de formalização é lento e bastante burocrático. É aí aonde entra a figura do consórcio, que irá auxiliá-los de forma contábil e jurídica para que toda a documentação esteja pronta o mais breve possível.
O município, por sua vez, já realizou todo o diagnóstico social dos catadores, fazendo a triagem daqueles que desejam e podem se cooperar. Após a formalização da cooperativa, o próximo passo será disponibilizar um local aonde possa ser possível eles realizarem o trabalho de triagem dos materiais recicláveis, de forma segura e salubre.
Com a cooperativa formalizada e funcionando em local adequado, será possível então a implantação do sistema de coleta seletiva no município.
Participaram da reunião a secretária municipal de agricultura e meio ambiente Deise Patrícia, o procurador do município Dr. Pedro Augusto Fatel, o superintendente do CPAC Evanilson Santana e a consultora Vera Cardoso.
O Consórcio do Agreste se compromete, mais uma vez, em unir esforços junto ao município de Frei Paulo, para que possamos avançar na busca de melhores condições de trabalho para os catadores e na implantação da coleta seletiva no município.