CPAC e Prefeitura de Riachuelo se reúnem para discutir ações para 2021

27/05/2021 08:52 - atualizado em 27/05/2021 08:52

CPAC e Prefeitura de Riachuelo se reúnem para discutir ações para 2021

Na última terça-feira (25), aconteceu uma breve reunião entre o Consórcio Público do Agreste Central e o Governo Municipal de Riachuelo, com o objetivo de passar algumas informações acerca do Consórcio para a administração municipal, bem como discutir algumas ações a serem realizadas no ano em curso.
Primeiramente foi descrito todas as atividades que o Consórcio realizou nos municípios consorciados, com a entrega do Relatório de Atividades Realizadas em 2020. Na sequência o superintendente fez um resumo da evolução do Consórcio ao longo dos anos, pontuando algumas realizações, tais como a publicação do edital para a construção da Unidade de Transbordo em Ribeirópolis, bem como o início do processo de consultas públicas para implantação do aterro sanitário público do Agreste Central.
Foi colocada a possibilidade de retomada das ações na tentativa de formalizar uma cooperativa de catadores de recicláveis no município, visto que tentativas anteriores foram frustradas. O município possui uma quantidade pequena de catadores, visto que já não existe lixão a céu aberto, sendo que todo o resíduo da coleta urbana é destinado para o aterro sanitário.
Também foi discutido o planejamento de ações voltadas à educação ambiental nas escolas municipais, conscientização e sensibilização da população e posterior implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis.
Por fim, levantou-se a possibilidade de o município está formalizando alguns contratos de programa com o CPAC, com o objetivo de destinação final de resíduos urbanos, resíduos dos serviços de saúde e pneumáticos, visto que todos esses serviços são prestados ao Consórcio por um custo abaixo dos praticados para com os municípios, resultando em economia de recursos para a administração municipal.
Participaram da reunião o prefeito Peterson Araújo, o procurador geral Dr. Leão Brasil Junior, o diretor municipal de meio ambiente Gildo de Oliveira Santos e o superintendente do CPAC Evanilson Santana.