CPAC realiza planejamento estratégico com municípios consorciado

14/04/2021 09:25 - atualizado em 14/04/2021 09:25

CPAC realiza planejamento estratégico com municípios consorciado

Foi realizado, nos dias 08 e 13 de abril, através de vídeo conferência, planejamento estratégico com os secretários e/ou diretores municipais de meio ambiente.

O encontro virtual teve como objetivo realizar um DRP (Diagnóstico Rápido Participativo) da situação atual dos municípios, no que se refere a gestão dos resíduos sólidos, formalização e/ou fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além da implantação da coleta seletiva nos municípios.

Através deste DRP, será possível traçar metas atingíveis, para o ano de 2021, de forma que os gestores possam implantar e operacionalizar a coleta seletiva de resíduos nos seus respectivos municípios.

Os trabalhos foram conduzidos pela Sra. Vera Cardoso, consultora da Conpetsan, que já vem realizando o acompanhamento das cooperativas de catadores há vários anos, possuindo conhecimento e técnicas necessárias para auxiliá-los no processo do cooperativismo.

Com o advento do Novo Marco do Saneamento Básico, 2021 será um ano crucial para os gestores municipais, no que diz respeito à gestão dos resíduos e da coleta seletiva, haja vista a necessidade de cumprimento de algumas exigências, além do cumprimento da PNRS.

"O CPAC se propõe, mais uma vez, a auxiliar os gestores na implementação dessa política e ao cumprimento dessa legislação”, falou o superintendente Evanilson Santana.