CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE SERGIPE PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE SERGIPE PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA  PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE  RESÍDUOS SÓLIDOS

Na última sexta-feira (23), o Ministério do Meio Ambiente, seguindo o cronograma de audiências públicas pelo Brasil, realizou na cidade de Maceió/AL, audiência pública da região Nordeste, para debate e elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Devido a pandemia, o evento foi realizado de maneira presencial e virtual, e transmitido ao vivo pelas redes sociais.
O Planares é estruturado conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que dispõe sobre os instrumentos para avanços na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no território nacional. O documento possui metas, diretrizes e estratégias, tornando-se uma ferramenta fundamental para operacionalizar os direcionamentos da PNRS.
Entre os assuntos que compõem o plano estão: consumo consciente e descarte adequado, tipos de coleta, destinação final dos resíduos, reutilização, catadores e a recuperação dos materiais recicláveis, indústrias recicladoras, reciclagem de resíduos orgânicos, recuperação energética, combustível derivado de resíduos, rejeitos e sustentabilidade.
De acordo com o secretário Nacional de Qualidade Ambiental, André França, o Planares é resultado direto do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana, implementada para melhorar os indicadores ambientais nas cidades. Esse trabalho subsidia os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU), com foco na destinação final ambientalmente adequada. A proposta é que esses esforços sejam mensuráveis no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), em diferentes recortes geográficos.
Para quem tiver interesse em consultar o documento, está disponível no endereço eletrônico ( http://consultaspublicas.mma.gov.br/planares/ ) encontra-se em Consulta Pública desde o dia 31 de julho e segue até o dia 16 de novembro deste ano. As contribuições deverão ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico.
Os quatro consórcios públicos de resíduos sólidos de Sergipe, CONSBAJU, CONSCENSUL, CONBASF E CPAC, estiveram representados pelos respectivos superintendentes, Evaldino Calazans, Edvaldo Ribeiro, Mário Rosa e Evanilson Santana.