Cpac inaugura Centro de Triagem de Resíduos Sólidos em Malhador

O Consorcio Público do Agreste Sergipano (CPAC), inaugurou nesta quarta-feira, 12, o Centro Regional de Triagem de Materiais Recicláveis “Caio Marcelo Valença Teles de Menezes”, no município de Malhador, Sergipe.

O Centro foi construído no matadouro desativado do município, com recursos oriundos de acordo judicial em ação civil pública, proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) em face da empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA, e com o apoio irrestrito da Prefeitura de Malhador.

Homenagem

Caio Marcelo Valença Teles de Menezes, que era superintendente do CPAC quando faleceu, em fevereiro do ano passado, foi um grande defensor da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei nº 12.305/2010.

Doação de Materiais

Na ocasião, o Consórcio Público, que irá administrar o Centro de Triagem, doou a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Malhador (COOPERMA), fardamento EPI’s, carrinhos para coleta seletiva, mesa de segregação, prensa e balança.

De acordo com o superintendente do Consórcio do Agreste, Evanilson Santana Santos, o estado de Sergipe é carente de destinos para os resíduos sólidos. “Nós sabemos que temos hoje apenas um aterro sanitário para atender a todos os municípios sergipanos. Mas somente um aterro não é suficiente e nós temos aí, junto com os outros consórcios, procurado dar outras soluções para a questão dos resíduos sólidos. Sobre o Centro Regional de Triagem , é válido lembrar dos parceiros do Cpac: MPT, Prefeitura de Malhador e Torre”.

Em entrevista, o procurador do Trabalho, Raymundo Ribeiro, disse que “ a entrega do centro de triagem é medida de prevenção e combate ao trabalho infantil, na circunstância em que os centros substituem os lixões, onde já se observou casos de vulnerabilidade de crianças e adolescentes”.

Participaram da solenidade, o superintendente estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha, os superintendentes dos Consórcios Públicos de Sergipe, autoridades locais e membros do Cpac.